DestaqueImprensaNotíciasUrologista Aparecida de Goiânia

Varicocele causa infertilidade?

A Varicocele, também conhecida como “varizes do testículo”, é a dilatação anormal das veias testiculares. Essa condição dificulta o retorno venoso e pode causar impactos no funcionamento do testículo, afetando a fertilidade masculina na vida adulta.

 

Causada pela ausência ou mau funcionamento das válvulas nas veias espermáticas, a Varicocele pode ser classificada em 3 graus, a depender da dilatação dos vasos, sendo 1(leve), 2(moderado) e 3(grande). Nos dois últimos graus (moderado e grande), pode ocorrer infertilidade.

 

Isso acontece porque a Varicocele causa o aquecimento contínuo do testículo, aumentando a produção de radicais livres que prejudicam as células produtoras de espermatozoides. Com o passar do tempo e a diminuição dessas células, o testículo começa a reduzir de tamanho e a produção de espermatozoides cai drasticamente, diminuindo as chances de ocorrer fecundação durante as relações sexuais.

 

Assim, nem todos os homens com Varicocele desenvolverão infertilidade, mas o problema pode sim comprometer a fertilidade masculina.

 

Apesar disso, na grande maioria dos casos a Varicocele é assintomática e a dilatação anormal das veias só é detectada em exames de rotina ou quando o paciente está investigando possíveis problemas de fertilidade. Quando a doença apresenta sintomas, eles são:

 

  • Veias dilatadas e palpáveis na bolsa escrotal;
  • Sensação de peso no escroto;
  • Aumento do volume escrotal;
  • Dor nos testículos.

 

Como a Varicocele geralmente é congênita e se desenvolve, tipicamente, na adolescência, é reforçada a importância de visitar um urologista com periodicidade em todas as fases da vida, pois quanto mais rápido for feito o diagnóstico e tratamento, maiores são as chances de preservar a fertilidade.

 

 

Dr. Breiner Ferro

CRM: 18039   RQE: 13848/ 13464

  • Urologista
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
  • Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
  • Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

 

Atendimento: 

Hospital São Silvestre

Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.

Telefone: 3230-2000 / 3283-2419

WhatsApp: (62) 3283-2419

5/5 - (10 votes)

Urologista Aparecida de Goiânia

Dr. Breiner Ferro é médico urologista em Aparecida Goiânia CRM: 18039   RQE: 13848/ 13464 Urologista Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília; Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia; Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU; Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Ligue: (62) 3283-2419