A bexiga neurogênica é qualquer alteração do funcionamento da bexiga causada por uma doença neurológica. Entre estas alterações podemos citar aumento da frequência urinária, dificuldade para urinar, necessidade frequente de esvaziar a bexiga e principalmente falta de controle causando perdas e incontinência urinária.
Ela pode ser resultado de doenças que comprometem o cérebro, lesões na medula espinhal, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral (AVC), encefalites, traumatismo encefálico ou outros problemas neurológicos.
O tratamento visa melhorar o controle da bexiga e prevenir complicações como infecções urinárias e danos renais. Abordagens não invasivas, como técnicas de reabilitação da bexiga e treinamento do assoalho pélvico, podem ajudar alguns pacientes.
Em casos mais complexos, podem ser recomendados medicamentos para relaxar a bexiga ou estimular a contração muscular. Além disso, procedimentos cirúrgicos para redirecionar o fluxo urinário ou implantar dispositivos de estimulação nervosa podem ser considerados.
É fundamental que os pacientes com bexiga neurogênica busquem acompanhamento médico adequado, já que o tratamento personalizado é essencial para melhorar a qualidade de vida e minimizar os impactos no dia a dia.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419