A estenose uretral é um estreitamento da uretra que pode interromper o fluxo urinário. Esse problema é mais comum em homens e pode surgir devido a traumas, cirurgias prostáticas, doenças sexualmente transmissíveis e o uso de sondas uretrais. Veja a seguir os tratamentos disponíveis para a condição:
Dilatação uretral: utiliza sondas plásticas de calibre progressivo para dilatar a uretra. Este método pode requerer várias sessões e não apresenta resultados duradouros.
Uretrotomia: realizada com um cistoscópio, corta-se a área da estenose com uma lâmina. Indicada para estenoses curtas, tem uma taxa de cura definitiva de 30%, com possibilidade de repetição do procedimento.
Cirurgia/Uretroplastia: variam conforme o tamanho da estenose. Para estenoses curtas, a uretra é cortada e reconectada. Em casos longos, pode-se usar um enxerto da mucosa da boca. Estes procedimentos têm os melhores resultados a longo prazo.
Uretrostomia perineal: indicado para pacientes idosos ou com outras doenças, cria um desvio para que a urina seja liberada por um orifício abaixo do escroto, permitindo a micção sentado.
É fundamental procurar um urologista e manter um acompanhamento médico constante para tratar a estenose uretral adequadamente.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419