A Hidrocele é uma condição majoritariamente congênita, mas também pode ser adquirida por causa de traumas, lesões ou infecções e afetar adultos. Caracterizada por um aumento de volume nos testículos, causado pelo acúmulo de líquidos, essa doença pode atrapalhar a qualidade de vida ou, ainda, interferir no desenvolvimento de órgãos sexuais, caso afete recém-nascidos.
Essa condição pode ser bilateral, se afeta os dois testículos, ou unilateral, se afeta apenas um. Apesar de ser mais comum em crianças e recém-nascidos, também pode ocorrer em homens adultos, especialmente após os 45 anos.
Seu principal sintoma é o inchaço, que costuma ser indolor, mas pode causar desconfortos a depender de sua extensão ou, ainda, se houver inflamação na região genital.
Em geral, a Hidrocele costuma desaparecer sozinha, mas, se isso não ocorrer, pode ser realizado um procedimento cirúrgico chamado Hidrocelectomia, que remove o excesso de líquido presente nos testículos do paciente com o auxílio de um aparelho que o aspira.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419