A nefrectomia parcial ou radical é a cirurgia indicada para o tratamento do câncer no rim. Esse procedimento pode ser feito através de diferentes técnicas, a depender da saúde geral do paciente, localização e extensão do tumor. Conheça a seguir quais são as três principais:
Cirurgia aberta: considerada a forma mais tradicional, nesse procedimento o cirurgião acessa o rim através de uma incisão feita próximo à virilha. Com isso, o profissional consegue ter a visibilidade direta da região. Por ser um procedimento mais invasivo, o tempo de recuperação, assim como os riscos, são maiores.
Nefrectomia laparoscópica: considerada uma cirurgia minimamente invasiva, essa técnica é feita com o uso de uma câmera, que é introduzida no abdômen através de pequenas incisões. Com isso, é possível visualizar as estruturas internas sem precisar de grandes cortes.
Nefrectomia robótica: considerada uma das técnicas mais avançadas, esse procedimento é feito com a assistência de um robô que permite que o cirurgião visualize o local da cirurgia e aumenta a precisão dos movimentos. Feito com pequenas incisões, esse procedimento garante uma recuperação mais rápida!
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419