Os cálculos ureterais estão localizados no ureter, canal que liga o rim a bexiga. Pode estar nesta região causam bastante dor e podem ser responsáveis por complicações graves se não tratados corretamente. A Ureterolitotripsia Endoscópica é indicada para remover cálculos localizados no ureter, obstruindo o rim, de forma que não conseguem ser eliminados naturalmente pelo corpo.
O procedimento minimamente invasivo é feito com o uso de um Ureteroscópio, aparelho que possui uma câmera acoplada na ponta e é inserido pela uretra, entrando no canal ureteral. Ao identificar os cálculos é usado um laser para fragmentá-los, removendo os pequenos pedaços com o auxílio de uma pinça.
Esse procedimento, que possui eficácia superior a 90%, pode ser realizado através de diferentes técnicas:
- Ureterolitotripsia rígida: indicada para cálculos que estão no ureter, especialmente na sua porção mais baixa.
- Ureterolitotripsia flexível: por ser realizada com uma câmera flexível permite navegação através de todo o trato urinário.
- Ureterolitotripsia transureteroscópica com Duplo Jota: pode ser realizada com câmera rígida ou flexível. É complementada pela colocação de um dreno interno (Duplo Jota), que irá facilitar a saída de quaisquer cálculos residuais que tenham ficado no organismo.
Vale lembrar que os cálculos ureterais podem causar a retenção de urina, impedindo o funcionamento correto do rim. Portanto, é fundamental tratar esse problema o mais rápido possível!
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419