A Estenose Uretral é uma doença urológica, caracterizada pela obstrução total ou parcial da uretra (tubo responsável por conduzir a urina para fora da bexiga).
Mais comum em homens do que em mulheres, essa enfermidade pode ter diversas causas, incluindo traumas, infecções por doenças sexualmente transmissíveis, uso de sondas e cirurgias que envolvem a manipulação uretral. Além disso, a Estenose Uretral também pode ter origem congênita.
É fundamental estar atento aos sintomas da Estenose Uretral para identificá-la e trata-la o quanto antes.
O principal e primeiro sintoma da Estenose Uretral é o impacto no fluxo urinário, causando diminuição do fluxo da urina. Além disso, outras manifestações do problema incluem:
- Dificuldade para urinar;
- Ardência ao urinar;
- Hematúria (sangue na urina);
- Nictúria (micção frequente durante a noite);
- Jato da urina fraco;
- Gotejamento da urina após a micção;
- Incontinência urinária.
Conforme o problema avança, o paciente pode não conseguir urinar. Assim, se a urina fica retida no interior da bexiga, aumenta-se os riscos de prostatites, infecções urinárias, dos rins e dos testículos.
Ao identificar os sintomas, o paciente deve procurar um urologista o mais rápido possível para investigar o problema. O exame mais comum para o diagnóstico da Estenose Uretral é a Uretrocistoscopia, que consiste na endoscopia da uretra que permite avaliar o local que foi afetado e a gravidade do caso.
Quanto ao tratamento, o urologista pode recomendar diferentes procedimentos cirúrgicos, incluindo a uretrotomia, uma cirurgia endoscópica feita a partir da reabertura da uretra através da introdução de um cistoscópio.
Caso apresente alguns dos sintomas procure o urologista para avaliação.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419