Prostatectomia radical
A prostatectomia radical é a cirurgia de tratamento do câncer de próstata que consiste na remoção da próstata e as vesículas seminais e, frequentemente, alguns nódulos linfáticos próximos.
Pode ser feita por cirurgia aberta, laparoscopia e robótica. A cirurgia aberta hoje é uma técnica menos empregada, devido ao tempo maior de hospitalização do paciente. A laparoscopia é feita com várias pequenas incisões pequenas por onde são inseridos instrumentos e um pequena câmera de vídeo que permite a visualização interna das estruturas. Esta técnica é menos invasiva, reduz complicações e tempo de recuperação pós-operatório.
Prostatectomia transvesical
Na prostatectomia transvesical, o acesso a próstata é feito através de um corte próximo a interseção do colo da bexiga com a próstata. A prostatectomia transvesical pode ser realizada pela técnica aberta, laparoscópica e robótica.
Neste procedimento a capsula prostática é preservada assim como a zona periférica da glândula onde estão localizados a maioria dos tumores prostáticos.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000
WhatsApp: (62) 99999-8707