Você já ouviu falar da “menopausa” masculina? Esse problema, chamado Andropausa, acontece quando há uma diminuição considerável nos níveis de testosterona, que é o principal hormônio masculino, responsável pela libido, massa muscular e pelos.
Em geral, a partir dos 40 anos há um decréscimo natural e progressivo dos níveis da testosterona. A diminuição na produção desse hormônio causa inúmeras alterações corporais no homem, afetando seu bem-estar. Assim, os sintomas da os sintomas comuns dos homens que passam pela andropausa incluem:
- Redução de pelos do corpo e volume testicular;
- Anemia;
- Perda de vigor;
- Redução de massa muscular e força;
- Obesidade;
- Ondas de calor;
- Sentimentos depressivos, alterações de humor e do sono;
- Dificuldade de concentração e problemas de memória;
- Redução da libido;
- Diminuição de ereções matinais.
- Disfunção erétil.
Para prevenir o início da Andropausa, é fundamental ter um estilo de vida saudável e visitar o urologista regularmente, realizando exames de rotina que possam identificar quaisquer alterações. Doenças como hipertensão arterial, obesidade, problemas da tireoide e enfermidades que afetam os testículos também são fatores de risco.
Mudanças no estilo de vida, como aumento de exercícios, redução do estresse e boa nutrição podem melhorar os níveis de testosterona. Porém em alguns casos é necessário realizar a reposição da testosterona.
Esse tratamento hormonal é feito através de injeções, géis ou comprimidos, a depender da necessidade individual de cada um. A reposição do hormônio masculino só deve ser feita com a indicação de um médico especialista.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000
WhatsApp: (62) 99999-8707